Sabia que o próprio Instagram fornece a quantidade de informações necessárias para você ter ideias e saber o que melhorar constantemente? E o melhor, tudo isso sem ter de sair do aplicativo. Vamos lá?

Analisar as métricas da plataforma permitem entender diversos critérios, tais como: se o público-alvo está de acordo com o perfil de cliente ideal, se o perfil demográfico está correto e alinhado ao tipo de conteúdo que se publica, os melhores dias e horários para programar publicações.

O impacto disso é muito simples de entender: quando se comunica de forma correta com a audiência correta, o algoritmo do Instagram “entende” que o conteúdo é realmente interessante para o público e, consequentemente, fará as entregas da sua comunicação para pessoas com perfil relevante.

Isso se traduz em: resultados!

Que resultados são esses? Alcance, engajamento, relevância e, principalmente os resultados que foram definidos no planejamento.

E é justamente com base nesses resultados a serem alcançados que a análise das métricas vão ajudar a atingi-los.

Mas, espere! Atingir quais resultados? Os resultados a serem atingidos são os objetivos que foram definidos (de novo) no planejamento.

Sem um objetivo, não haverá o que medir, como também se os resultados estão dentro do que se espera.

Vamos em frente para entendermos melhor essa equação.

Relatórios do Instagram

São informações disponíveis nas contas comerciais das empresas no Instagram. Pode ser facilmente acessado por meio do símbolo “hamburguinho”, localizado à direita do canto superior da conta.

Aba Conteúdo

Esse grupo de informações revela o comportamento do usuário em relação ao conteúdo que foi publicado em um período de tempo.

É nesta aba que se acessa informações importantes sobre os tipos de conteúdos que geram melhores resultados, como envolvimento, alcance, compartilhamentos, comentários, dentre outras.

Trata-se de uma das principais métricas a serem analisadas, pois se o conteúdo não alcança usuários, dificilmente você conseguirá conquistar resultados e atingir objetivos.

Dentre as demais, as principais métricas de conteúdo são:

  • Impressões;
  • Alcance;
  • Curtidas;
  • Compartilhamento.

Se você leu o nosso e-book sobre Posicionamento de Marca no Instagram, vai perceber agora a importância da correta definição do público-alvo, pois é nesse relatório que você constata se o seu conteúdo está sendo relevante para o seu público.

Duas métricas que revelam a relevância do conteúdo para o público-alvo são: Curtidas e Compartilhamentos, especialmente esta última, pois quando as pessoas compartilham conteúdo com os amigos, significa que aquilo foi tão útil para ela, que vale à pena compartilhar.

Outra revelação que pode ser verificada é a relação entre quantidade de seguidores por visualização de publicações. Caso menos de 10% dos seus seguidores estejam vendo os seus conteúdos, avalie fazer as suas publicações nos melhores horários da sua audiência. Assunto este também tratado no e-book.

Aba Atividade

É o conjunto de informações que representam como os usuários e seguidores do Instagram interagem com o seu perfil.

Dentro desse grupo de métricas, é possível analisar como as pessoas interagem com os ativos ou elementos da sua conta.

Esse tipo de métrica é importante para analisar se o perfil no Instagram está sendo valioso para a sua audiência. Se o seu perfil tem como principal objetivo gerar leads ou visitas no site, esses serão os principais dados a serem analisados.

A partir desta análise, pode-se identificar alguns pontos de melhorias, como por exemplo:

  • Explicar melhor sobre seu produto ou serviço e como é possível comprá-lo ou contratá-lo;
  • Melhorar as chamadas para ação nos ativos do Instagram (posts, stories, feeds ou na bio);
  • Usar hashtags mais relacionadas com o conteúdo e público;
  • Certificar-se da disponibilidade de informações de contato estarem claras, como e-mail, telefone e endereço.

Aba Público

Por fim, a Aba Público revela que é afinal o seu público no Instagram. E agora você deve perceber a importância do planejamento contemplando a relação entre conteúdo e público-alvo, pois é preciso ter conexão entre esses dois elementos.

De forma geral, analise se o conteúdo que você publica está de acordo com o perfil de público que interage com o seu perfil do Instagram.